Trocar o óleo de motor: faça você mesmo!

Comparação de filtros
Manutenção preventiva conserva a moto
Para manter a saúde de sua Intruder em dia, a troca do óleo de motor e do filtro é fundamental. De acordo com o manual do proprietário a troca deve ser feita inicialmente aos 1.000 KM e depois a cada 3.000 KM. Com o filtro de óleo é a mesma coisa. Você vai aprender a fazer a troca do óleo e do filtro sem depender de mecânico!



Essa é a minha primeira troca de óleo, apesar de ter adquirido a moto em janeiro, eu estava desempregado e por isso só usava a moto nos finais de semana. Ouvi dizer que o óleo tem uma validade, o motor não pode ficar muito tempo com óleo velho. Seis meses com o mesmo óleo é complicado. Até a fumaça do escapamento estava com um cheiro mais forte do que o normal.

Fui em uma motopeça próximo de casa e comprei um litro de óleo Yamalube 20w50 e um filtro. Gastando um total de R$ 26,50.

Paguei no óleo R$ 14,00 e filtro R$ 12,50

Antes de iniciar a troca, você deve se certificar que possui TODOS os instrumentos necessários para não ter problemas;

- 1L de óleo de motor e 1 filtro de óleo
- Recipiente onde o óleo velho vai cair (balde por exemplo)
- Jornal (para forrar o chão)
- Chaves de catraca ou soquete número 17 e número 10
- Alicate (para abrir o local em que o óleo novo será colocado)
- Estopa para limpar o local onde fica o filtro
- Garrafa pet para 'guardar' o óleo velho
- Funil para colocar o óleo novo no motor

Balde

Ferramentas


Prepare o local
- Coloque a moto apoiada no cavalete central
- Deixe em ponto neutro
- Forre com jornal o local embaixo do motor e coloque o balde em cima
- Não troque o óleo com motor frio (a moto deve estar com o motor quente pois o óleo fica mais fino e assim ele sai mais facilmente do que com o óleo frio e viscoso)

Parafuso que 'mantem' o óleo no motor

Este é o parafuso que deve ser desapertado para que o óleo velho seja eliminado. Girando para a esquerda ele é desapertado e para direita é apertado. Ele vai cair dentro do balde junto com o óleo. Não esqueça que o óleo estará quente, tome cuidado.

Aguarde o óleo cair totalmente. Isso pode demorar de 15 a 20 minutos. Incline a moto para a esquerda e para direita para fazer cair o óleo que fica parado. Também balance ela fazendo força no banco para que a frente suba. A intenção é trocar totalmente o óleo, não é mesmo?

Enquanto o óleo vai pingando no balde, aproveite para trocar o filtro.

Chave número 10

Inicialmente você vai desapertar todos antes de tirar totalmente um de cada vez.
Atenção pois vai escapar óleo de motor por este local, por isso o balde deve ser grande.

Com os parafusos já desapertados, pode girar com os dedos se quiser


Tampa retirada e óleo vazando

Comigo assim que comecei a desapertar os parafusos houve vazamento de óleo e como estava sem jornal acabou pingando no chão. Retire o filtro sujo e coloque na caixa do filtro novo.

Comparação de filtro limpo e sujo; que diferença!

Antes de colocar o filtro novo, limpe o óleo que ficou no local. Você pode usar estopa tomando muito cuidado para que não fique 'cabelos' ou pedaço de estopa ali. Em lojas de R$ 1,99 (aquelas populares) custam em média R$ 1,50.

Local limpo e sem a borracha de vedação

Limpe também a tampa com estopa tomando o mesmo cuidado de não deixar restos de estopa. Assim que estiver tudo limpo coloque o filtro novo com o lado aberto para dentro.
Atenção: se colocar do lado errado pode danificar o motor seriamente.

Encaixe na tampa do filtro a borracha que serve para vedar.

Tampa ainda suja

Depois que tudo estiver limpo, encaixe a tampa e aperte para o lado direito.
Neste meio tempo todo o óleo velho já saiu do motor.

Procure no balde o parafuso que segurava o óleo e o coloque no lugar novamente apertando para o lado direto também.

Agora só falta colocar o óleo novo para finalizar a troca.


Local onde o óleo novo será colocado

Se você perceber, esta tampa indica 10w40. Não se preocupe com isso. Vire para a esquerda para retirar ele (eu precisei de um alicate)


Alicate salvando vidas

Depois de retirado a tampa, pegue o óleo novo e coloque neste local. Use um funil para ajudar. O manual diz que 850 ML de óleo são suficiente. Eu usei quase tudo e ainda faltou um pouco.

Finalizando
- Feche a tampa do gargalo de abastecimento (a tampa que usei o alicate)
- Use uma garrafa pet para despejar o óleo velho (se informe sobre onde deixar a garrafa mas NUNCA jogue no lixo)
- Verifique o nível do óleo de motor, não pode estar muito baixo.
- Ligue a moto e deixe o óleo lubrificar o motor por alguns minutos.
- Limpe o chão com jornal.
- Seja feliz!!!!

Tempo: 1 hora
Valor: R$ 26,50
KM: 32.321
Próxima troca: 35.321

Ps - Pelo que pesquisei não tem problema se você troca o óleo sempre de 1.000 em 1.000 KM ou trocar o filtro a cada duas trocas de óleo. Fica a critério de cada um.

Comentário(s)
51 Comentário(s)

51 comentários:

  1. ÓTIMO BLOG. SOU INICIANTE NO MUNDO DAS DUAS RODAS E TENHO UMA INTRUDER 08/09 COM 7700KM. VALEU PELA DICA!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Jorge! Volte sempre! Parabéns pela motoca!!!

    ResponderExcluir
  3. Hélio, muito obrigado pelo tutorial. Muito bem explicado e fotografado. Tenho duas Intruder, uma 2007 e uma 2008, procuro aprender o máximo pela internet sobre reparos que possa fazer em minhas motos, seja para economizar, para não ser enganado por um mecânico mal intencionado, ou mesmo para não ficar na mão na estrada. Tenho aprendido muito com pessoas que, como você, compartilham conhecimento. Parabéns pelo tutorial e por compartilhar. Já favoritei! Boas estradas o levem sempre. Paulo Roberto, Rio de Janeiro, Capital.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, eu que agradeço!
    Fico realmente feliz em saber que este tutorial está ajudando.

    A ideia é essa mesmo, compartilhar, distribuir. Como você disse, temos que ter noção do que está ocorrendo com a motoca para não ser passado para trás.

    Abraço e parabéns pelas motocas!!!

    ResponderExcluir
  5. Hélio, fiz a troca do óleo e filtro das duas, usando seu tutorial. FOI FACÍLIMO!!! Já agradeci uma vez, agradeço de novo. Já vi seu novo tutorial de limpeza do pinhão... Olha, amigo, pra quem é "iniciante", vai virar profissional rapidinho!! Abraços. Paulo Roberto. Rio de Janeiro, Capital.

    ResponderExcluir
  6. Em tempo, Hélio, minha autorizada Suzuki só usa MOTUL 3000, se você passear pela rede verá que essa é uma preferência. Paguei R$16. no dinheiro (R$17. no cartão) - Na autorizada custa R$20!!. O filtro que você usou foi o Valflex, o qual geral aprova, mas você pagou caro!! O meu saiu por R$4,90 (de uma variação que chegava a R$7!!). Quando abri uma delas, fiquei surpreso ao ver que a autorizada usou como "original" um filtro da marca BRANDY, que é mais semelhante ao original que o Valflex. Pesquise direito os preços por aí.
    SUGESTÃO PARA O PRÓXIMO TUTORIAL: APERTO DA CORRENTE. (esse pelo menos eu sei - rs -, mas tem companheiros que não sabem.)
    Sucesso com o blog e ótimas estradas!
    Paulo Roberto, Rio de Janeiro, Capital.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Paulo! Hehe!
    Sobre o tutorial da tampa, você acredita que eu só abri por curiosidade? Levei um baita susto quando vi aquela sujeira acumulada.
    Sou só um curioso mesmo, hehe.

    Sobre o preço do filtro e óleo, você tem razão, preciso pesquisar mais. E já está na hora de trocar outra vez, vou seguir seu conselho e usar o Motul pra ver se noto alguma diferença.

    E sobre o aperto da corrente, acredita que isso eu ainda não sei fazer, sério! Sempre peço na oficina pra fazerem pra mim. Vou tomar vergonha na cara e aprender a fazer eu mesmo. Aí aproveito e coloco no blog!

    Obrigado pela visita e volte sempre!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito legal kra. Na última vez que precisei trocar o óleo fizeram uma c*gada geral. Agora vou trocar eu mesmo, e o filtro também ... Minha Intruder tá com 27 mil rodados ... Abraços !

    ResponderExcluir
  9. Hélio,

    Valew cara, eu só meio leigo no assunto e curti muito o que vc postou
    parabéns pela explicação !

    abrass.

    ResponderExcluir
  10. Helio, parabens pelas ótimas informações só poderia ter ficado uma pouco mais claro o posicionamento correto do filtro de oleo, lado de dentro e o de fora, até pela importancia que vc destacou. obg.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, sou novato nas duas rodas. Tenho uma trudinha 10/11, com 8 mil km rodados e a motoca nunca deu problema. Fico feliz por existirem pessoas feito vocês, que não guardam o conhecimento, daí pode ajudar outras feito eu. Leigo.
    Confesso que a única coisa que sei fazer mais ou menos é andar, mas com as dicas e algumas leituras, consegui esticar a corrente e amanhã vou lubrificar a mesma. Optei pela graxa branca Náutica. Ainda não lubrifiquei a corrente, devido não ter a chave 7 de catraca. (favor informar se consigo tirar o parafuso com outro tipo de chave, por exemplo de boca). Minha dúvida é que na troca de óleo pega quase 1 Litro, ou seja, 0,95, vocês colocam o litro todo, ou tiram os 0,5 ?.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE A TODOS AMIGOS SOU MECANICO DE AUTOS A 30 ANOS EU TENHO 51 DE IDADE PERCEBI OS AMIGOS DIZENDO SOBRE A TROCA DE OLEO DA INTRUDER EU TENHO UMA INTRUDER 125 E TENHO O COSTUME DE TROCAR O OLEO O FILTRO E AS GUARNIÇÕES A CADA 1000 / 1500 KM PQ ???? NA MINHA HUMILDE OPNIÃO OS FABRICANTES OBSERVAM A KILOMETRAGEM MAIS NAO OBSERVAM QUE A MOTO ESTA COM O MOTOR FUNCIONANDO QUANDO : PARAMOS NOS FAROIS , PARAMOS NO TRANSITO PARAMOS PRA TROCAR IDEIAS E COM TUDO ISSO O MOTOR CONTINUA LIGADO POREM O VELOCIMETRO NAO GIRA ISSO AUTOMATICAMENTE CAUSA UM DESGASTE MAIOR NO OLEO . BEM DESCULPE APENAS UMA OPNIÃO PREFIRO COM 1000 /1500 KM JA QUE CUSTA TÃO BARATO .. LEVEI NA CONSECIONARIA PARA PRIMEIRA REVISÃO GASTEI 80 MANGOS NESTE MES AINDA NAO FIZ A TROCA DOS 1000 JA QUE ELA PASSOU NA REVISÃO COM 300 KM NO DIA 07/05/12 A 10 DIAS ... MAIS JA TIVE MUITAS MOTOS E SEMPRE FIZ A TROCA COM 1000 ATÉ 1500 KM TA DE BOM TAMANHO DESCULPE AI .... valtutu@ig.com.br ... WAL

    ResponderExcluir
  13. OLA AKI É O WAL... NA TROCA DE OLEO DA SUA INTRUDER 125 VC NÃO DEVE COLOCAR 1 LITRO DE OLEO NO MOTOR .. PRESTEM ATENÇÃO SE VC TROCAR SOMENTE O OLEO DO MOTOR COLOQUE APENAS 850 ML DE OLEO...... SE VC TROCAR O OLEO E O FILTRO AI SIM SERA ADICIONADO AO MOTOR 950 ML DE OLEO QUASE ...QUASE 1 LITRO E A TROCA DEVE SER FEITA COM O MOTOR MORNO DEIXE ESCOAR TODO OLEO SEM PRESSA POR UMA HORA LIMPE BEM O LOCAL DO FILTRO ( OBS.SE VC CONSEGUIR ALGO PARA NÃO DEIXAR O OLEO DO FILTRO CAIR SOBRE O ESCAPE MELHOR AINDA ) OBSERVE BEM A POSIÇÃO DO FILTRO DE OLEO É MUITO IMPORTANTE SE VC COLOCAR ERRADO O FILTRO SUA MOTOKA VAI SOFRER JUNTO COM SUA CONTA BANCARIA ATENÇÃO NA MOLA DA TAMPA DO FILTRO ( MUITO CUIDADO TB AO APERTAR O BUJÃO DE ESCOAMENTO DE OLEO POIS O APERTO EXCESSIVO PODERA DANIFICAR A ROSCA OK BOA SORTE INTRUDEIROS VALEU DESCULPE PELO CADERNO AI ...DUVIDAS ...valtutu@ig.com.br

    ResponderExcluir
  14. AMIGOS EM RELAÇÃO A FILTROS DE OLEO DE SUA INTRUDER EU TB REALMENTE TENHO DUVIDAS QUAL MARCA DE FILTRO EU DEVERIA USARA INTERESSANTE EU TER ESTA DUVIDA MAIS JA QUE OS AMIGOS AI TB MANJAM DO ASSUNTO COLABOREM COMIGO OU E VI FALAR AKI SOBRE O FILTRO WALFLEX NÃO CONHECIA ATÉ TER A MINHA INTRUDER ALGUEM PODE DIZER SE REALMENTE ELE É BOM ??? VALEU NADA A VER EU WAL COM WALFLEX POR FAVOR BOA NOITE GALERA INTRUDEIRA.................valtutu@ig.com.br

    ResponderExcluir
  15. E AI GALERA OLHA EU DE NOVO AKI ATRAPALHANDO VCS , SE TIVEREM DUVIDAS ME CONTATE ASSIM COMO SE EU TIVER PERGUNTAREI A VCS TB OK SE QUISEREM VER MINHA INTRUDER ENTREM NO YOUTUBE E COLOQUEM....(SUZUKI INTRUDER 125 DO VAL) E LA VCS IRÃO VER MINHA TRUDINHA VAMOS NOS UNIR PARA MELHORAR ESSA FALTA DE PEÇAS NO MERCADO ZUSUKI E PASSEAR JUNTOS VALEUUUUU RAPAZEADA

    ResponderExcluir
  16. Nossa esse Blog é D+. Excelente trabalho Hélio. Obrigadaço.

    ResponderExcluir
  17. Blz, acabei de fazer as trocas agorinha mesmo, so achei estranho como vc pagou caro no seu filtro, o q comprei é o mesmo q o seu e paguei, hj, só $6 conto!!! Deu tudo certo, obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Tem lugar que o pessoal mete a mão mesmo, aqui no meu condado me cobraram R$25.00 por um filtro de ar que custa no mercado livre R$12.00 filtro de óleo é também bem carinho, falo de Caieiras - SP
    Vou finalmente trocar o filtro de óleo da minha moto, ela tá com 40.000 km Trudinha 2007 desde os 6.000 km que foi a ultima revisão que fiz em concessionária que o filtro não é trocado (se é que trocaram) nunca deu nenhum problema, mas acho que já tem bastante tempo, tá na hora de trocar, vou também aproveitar para trocar a vela ORIGINAL desde 0km por uma de Iridiun, vocês devem estar pensando, que desleixo, nada, apenas nunca foi necessário, a moto pega de primeira, motor impecável, depois dizem que CG é que guenta pau!!!

    ResponderExcluir
  19. MUITO BOM O SEU BLOG, MEU CAMARADA!
    TENHO UMA 2005 E ME ATENDE MUITO BEM. ANDO EM TORNO DE 15 KM POR DIA COM ELA, E JÁ ESTOU ATÉ DISPONIBILIZANDO O MEU CARRO A VENDA. SOU DE PRIMEIRA VIAGEM TB. FICO ABORRECIDO QUANDO PEGO CHUVA NO MEIO DO CAMINHO. UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  20. Blz! Estou começando a mexer na minha Trudinha 2008. Fiz a primeira troca de óleo sábado agora. Minha dificuldade foi o filtro que comprei, como eu não sabia como era o filtro pois nunca tinha visto um, o que comprei tinha um diâmetro externo menor do que o que tirei da moto. Não sei se poderia dar algum problema, então pra não arriscar deixei a moto escorrendo o óleo e fui a pé em outra loja comprar outro filtro igual ao que tirei da moto. Paguei R$8,00 (mais barato que o primeiro) e voltei pra trocar. Como também não sabia qual óleo o outro dono tinha posto nela, fiz uma troca completa, coloquei óleo novo (Lubrax GP 20W-50), deixei rodar bem o motor por algum tempo, drenei o óleo todo de novo e coloquei mais óleo novo.
    Agora sei qual é o óleo que está nela e na próxima troca será mais simples. Gastei R$21,90 de óleo (2 Litros) e os R$8,00 do filtro. Vou ver se troco o outro filtro depois pelo modelo certo. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  21. tenho vontade de comprar uma intruder 125,mas vejo muitas peças soltas por vibracao,parte eletrica fragil.parce que ainda e fabricada na china .vou ter problemas com a qualidade geral do produto?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite pessoal.
    Acabei de tirar minha Permissão para Dirigir, só estou aguardando ela ser emitida.
    Pesquisei muito sobre motos, para saber qual deveria ser a minha primeira. Por fim, comprei uma Intruder 125. O antigo dono disse que ela ficou parada por 4 anos, logo, trocarei o oleo do motor e o filtro. Qual óleo devo colocar? E o oleo de freio?
    Vocês indicariam a troca de mais alguma coisa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. excelente site, aprendi mta coisa aqui parabens Hélio.

    ResponderExcluir
  24. valeu garoto!!! vc tirou minha dúvida.

    ResponderExcluir
  25. ao que me recordo devemos ficar atento quando da retirada do filtro existe um anel de vedação de borracha que veda a parte do encaixe interno do filtro ao bloco do motor quanto as suas condições ou se ele não saiu na retirada do filtro podendo provocar vazamento interno ou seja que parte do óleo passe sem filtrar.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Adorei a dica! Já irei acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
  28. Belo post,bem fotografado e explicado mas vc errou em um detalhe que diga-se de passagem é muito perigoso para a saude do seu motor INtruder. Na troca de filtro é bom colocar 950 ml e não 850. Abraços...

    ResponderExcluir
  29. Amigo, excelente Blog. Ajuda muito para gente como eu q sou da primeira viagem.
    Obrigado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  30. Duas coisas: o óleo 10w40 é mais indicado que o 20w50 e tirar o óleo com motor quente é caminho quase certo pra espanar a rosca (ficar girando no mesmo lugar sem nunca fechar direito). Aconteceu com a minha enquanto segui esse tutorial, segunda vou ter que mandar num torneiro pra refazer a peça. Valeu campeão!

    ResponderExcluir
  31. uma informação coloquei 10w40 na minha pode ?

    ResponderExcluir
  32. muito bom, simples e objetivo, tenho outras maiores, esta é da minha filha. A bateria foi-se com 13000 rodados. Amanha vou seguir as dicas para a troca do óleo e filtro. Gde ab

    ResponderExcluir
  33. Boa noite tenho uma intruder 125 2013 e vou usar o óleo motul 20w50 que eu usava a minha xlx 250 muito bom é a mesma especificacão quanto ao filtro cada troca de óleo um novo filtro porque?não justifica voce colocar óleo novinho no motor e misturar com o velho que ficou no filtro né?

    ResponderExcluir
  34. nunca use menos de 1L de óleo e nunca troque-o com mais de 1000Km.
    ele não dura os 3 mil Km. no manual do proprietário diz que deve ser trocado a cada mil kilometros. a 3 mil kilometros são as revisões gratuitas da Suzuki.

    ResponderExcluir
  35. Padrão fifa obrigado pela instrução

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de saber se eu somente colocar o óleo não retirar o velho o q pode acontecer

    ResponderExcluir
  37. Gostei d+ das dicas...parabéns pela sua dedicação.

    ResponderExcluir
  38. Muito bem explicado , parecendo um programaga sobre moto.Gostei !

    ResponderExcluir
  39. troco da minha intruder a cada 2000 ou mais km pois uso o Motul e cada troca troco o filtro

    ResponderExcluir
  40. Amigo o militec 1 é recomendado usar em moto ?,a embreagem não pátina?

    ResponderExcluir
  41. Sei que serei só mais um. Mas realmente você está de parabéns pelo tutorial. Perfeito.

    ResponderExcluir
  42. Como seria bom se todos ensinassem como você! Muito obrigado. Sou um apaixonado por duas rodas. Admiro todos vocês, que curtem essa liberdade incomparável.

    ResponderExcluir
  43. Eu sempre troquei o óleo da minha. Desde que comprei zero em 2007. O manual fala 850 sem filtro e +- 950 trocando também o filtro.
    Assim que comprei mandei um email para engenharia da Suzuki perguntando sobre a especificação do óleo na tampa. Eles falaram que deve colocar sempre 20w50 pelo Brasil ser um país tropical.
    Quantidade de óleo acima do indicado estraga a bomba que é feita de plástico.

    ResponderExcluir
  44. Que tutorial bonito! Que tutorial formoso! Huahua
    Parabéns, excelente!!

    ResponderExcluir
  45. Tá tudo errado. Tenho intruder a 11 anos já está com 97 mil km e eu comprei ela 0. Só para resumir aquela numeração 10w 40 que está na tampa é porque tem que ser 10w 40 dããã. A Suzuki do Japão informou que o óleo que tem que ser usado nela é o 10w 40 semi sintético eu uso esse óleo a mais ou menos uns 7 anos desde que eu fui desenganado. Deixo um link assedia para melhores esclarecimentos: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com/2016/07/troca-de-oleo-da-intruder-125-e-uma.html?m=1

    ResponderExcluir
  46. Opa galera, ótimo tutorial. Inclusive vai uma dica: sempre trocava óleo em oficinas e nos postos. Os caras apertavam demais o parafuso/tampão inferior que precisei trocar. A tampa e rosca do Carter é de alumínio e o parafuso galvanizado. Tem que aplicar o torque correto. Hj eu mesmo troco óleo e faço pequenos consertos.

    ResponderExcluir