A importância de limpar a tampa do pinhão

Materiais necessários
Já postei no blog algumas dicas de lubrificação que encontrei na internet como os '9 passos para lubrificar a corrente' e também qual seria o melhor produto entre graxa e óleo. Apesar da importância disso, não ligava muito para a tampa do pinhão. Na verdade nem sabia onde ficava isso. Mas um dia resolvi abrir ele só para dar uma olhada e tive uma surpresa desagradável!



Mesmo que você limpe  a corrente a ponto de não sair nada ao passar um pano branco, se não for limpo dentro da tampa do pinhão, todo seu trabalho será em vão. Eu explico.

Ali acumula muita sujeira, afinal a corrente fica próxima ao chão. E com o passar do tempo a sujeira é tanta que fica em contato constante com a corrente. Ou seja, você limpa a corrente mas não limpa aonde ela passa.

Bem, chega de conversa e vamos ao que interessa:


Alguns materiais de limpeza


Tenha certeza que você possui esses materiais:
- Querosene
- Detergente
- Escova de dente velha
- Pincel (não é tão importante assim mas...)
- Lubrificante (no meu caso eu uso graxa branca)
- Chave de catraca número 7
- Jornal (retirar o excesso de sujeira de dentro da tampa)

Chave de catraca número 7

Retire primeiramente a tampa do pinhão usando uma chave de catraca número 7. Aqui é um ponto importante, pois na minha primeira tentativa ela não encaixava. Tive que fazer um pouco de força para que a chave entrasse no local. Mas nada que vá prejudicar ou quebrar.


Só falta mais um


O parafuso é um pouco longo, prepare-se para fazer esse serviço sem pressa.


Prepare-se para uma terrível surpresa

Depois de afrouxar todos os parafusos (não precisa retirar eles da tampa) apoie com os dedos a parte de cima e a de baixo e retire com cuidado.


Mais de 6 meses de sujeira acumulada! 


SURPRESA! Meses de sujeira acumulada. Todo aquele barro, areia, pedra, lama, poça de água, óleo e etc estão 'juntos e misturados'.


Sem a tampa


Pontos com acumulo de sujeira

Neste local é onde a sujeira se acumula, mas perceba que o destaque no lado direito fica em constante contato com a corrente. É esse o ponto em que eu quero chegar. Se você só limpar a corrente e esquecer da tampa do pinhão, infelizmente será trabalho perdido.


Hora de limpar

Eu limpei o local da seguinte forma, lambuzava de querosene e detergente e ia esfregando com a escova de dente e com o pincel. Jogava água e repetia o processo. Faz muita sujeira, portando faça este procedimento em uma local que seja fácil de lavar depois.

Não se preocupe em sujar as mãos, um pano úmido com querosene tira a graxa com facilidade.

CUIDADO
Se você for fazer este procedimento com a moto funcionando, ou seja, com ela engatada você corre um GRANDE RISCO, pois os dentes do pinhão junto com a corrente formam uma armadilha! Você pode perder os dedos. Conforme noticiado neste link (calma, não tem fotos, só a noticia) Rapaz tem o dedo esmagado em corrente de moto
Então, está avisado. Não deixe crianças ou animais próximos quando estiver fazendo isso com a moto funcionando.

Estou dando enfase nesta cautela pois eu limpei a corrente e pinhão com ela engata em 1ª marcha. Sem querer acabei deixando escapar a escova de dente e o pinhão esmagou ela com muita facilidade. Levei um baita susto.

Poderia ser meu dedo, ai!

Depois de limpar o pinhão e a corrente, limpe a tampa.
Retire o excesso de sujeira da tampa com jornal e depois jogue o querosene com o detergente e esfregue um pouco.

Tampa do pinhão


Eu não cheguei a limpar a ponto de deixar a tampa como nova, mas consegui retirar a camada de sujeira que tinha. Se você for perfeccionista e quiser deixar como nova, não tem problema. Mas lembre-se que esse local acumula sujeira com facilidade.

Antes de colocar a tampa no lugar, lubrifique a corrente. Coloque ela apoiada no cavalete central  e aplique o lubrificante de sua preferência. Eu uso a graxa branca.

Veja o antes e o depois da limpeza:

Antes




Depois

Finalizando
Depois de limpar e lubrificar a corrente, coloque a tampa no lugar e aperte com os parafusos.
Deixe ela funcionando engatada em primeira marcha para que o lubrificante fique bem espalhado e penetrado na corrente antes de sair por aí.

Faça esse procedimento toda semana, assim ela não acumula tanta sujeira e fica cada vez mais fácil de limpar.

Tempo: de 30 minutos a 1 hora.
Valor: Paguei 8 reais no querosene, 1 real no detergente e 1 real na escova de dente. A graxa branca custa 3 reais perto de casa.

PS - Jogue muita água pra retirar o querosene, pois pelo que pesquisei por aí ele é abrasivo e pode danificar os anéis de borracha da corrente. Se achar necessário aplique WD 40 só pra garantir.

Comentário(s)
13 Comentário(s)

13 comentários:

  1. Ótimo tuto!
    O lance de limpar sempre com a moto desligada e desengatada é sério!
    Usar sempre óleo/graxa sempre mas em quantidade moderada ajuda a manter a corrente limpa.

    E limpar a corrente dá uma dor nas costas...

    Abraços!
    Xiita
    http://vamosdemoto.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu Xiita!

    Você tem razão! Tem que aplicar lubrificante com moderação, pois ela pode espalhar e sujar tudo ehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu uso graxa branca e óleo 90, na próxima compra de óleo vou comprar óleo 140, suja menos a roda.

    ResponderExcluir
  4. Hélio, primeira vez que estou vendo seus posts, isso pq comprei uma Intruder 125 e estou olhando muitas coisas como modificações e etc.

    Parabéns pelo post muito bacana msm

    ResponderExcluir
  5. Por que raios fazer a limpeza com ela ligada?

    ResponderExcluir
  6. Limpeza com a moto ligada? Poxa não entendo, segurança acima de tudo! Ótima dica, vou limpar a tal cabelo do pinhão, kkkk, só preciso das ferramentas! Estou adorando seus posts, poderia postar algo para as mulheres motociclistas? Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Tem que deixar a moto ligado? Por quê?

    Se você colocar ela no cavalete dá para girar a roda traseira(para mover a corrente). Apenas essa dúvida!

    Obrigado pelo tutorial. Ótimo site!

    ResponderExcluir
  8. o meu problema e tirar a capa da corrente da minha ,ja que o parafuso fica bem de frente com a parte do quadro aonde vao as pedaleiras do garupa ,meio mal posicionado isso kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Sou amante do site, parabens pelo trabalho. Sou nova nesse mundo da intruder.Não pode fazer essa limpeza como a moto desligada no neutro não? Acho que não entendi bem essa parte. Desculpa. Vc poderia explicar?

    ResponderExcluir
  10. Como você fez p tirar o protetor da corrente sem estragar o parafuso ? Que chave usa ?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!!
    Muito bacana suas dicas, porém a graxa branca não é boa, melhor é o óleo mesmo 90,140 ou outro q seja novo.

    ResponderExcluir
  12. Para tirar a capa do pinhão utilizar chave canhãozinho 6 m.m.

    ResponderExcluir