Moto falhando de manhã, nunca mais!

NGK CPR8EA-9
Minha moto tinha um problema muito chato e inconveniente, ela morria com motor frio. Se eu quisesse sair de manhã, precisava esquentar o motor primeiro. Dava partida e ia escovar os dentes ou voltava pra pegar uma blusa, só pra ganhar uns 5 ou 10 minutinhos, um verdadeiro tormento diário. Mas tudo se resolveu quando troquei a vela e regulei a marcha lenta.




Ainda não aprendi a efetuar estes procedimentos e nem tenho ferramentas para tal, por este motivo levei a Intruder no mecânico e expliquei a situação. Ele pediu para deixar a moto dormir na oficina, dessa forma poderia testá-la com motor frio e resolver o problema.

No dia seguinte fui buscar a moto e me revelaram que a vela estava totalmente inutilizável. Substituíram a vela antiga por uma NGK CPR8RA-9, a mesma usada na Honda titan 150. Vejam a situação da vela "velha".

Vela velha

Saí da oficina e fui testar a moto mas não percebia diferença nenhuma. Ela continuava apagando com motor frio. Pedi para regular o parafuso da mistura de ar / gasolina e da marcha lenta. Só depois dessa regulagem é que a moto parou de apagar com motor frio.

O de cima é o da marcha lenta e o de baixo da mistura

Lí muitos relatos de Intrudeiros que resolveram o problema somente regulando a marcha lenta. A dica é deixar ela em 1.500 rpm com os faróis ligados. Para entender melhor, recomendo acessar essa página que explica com detalhes a regulagem deste parafuso e também o famoso macete do tubo.

Atualmente não preciso deixar o motor esquentando por 10 minutos. O tempo que levo para ligar a moto, abrir o portão, colocar a moto pra fora e fechar o portão, já é suficiente.
Moto falhando nunca mais!

Valor da vela: R$ 20,00
Regulagem marcha lenta: R$ 0,00 (mecânico amigão!)

Comentário(s)
14 Comentário(s)

14 comentários:

  1. Conhecendo o Blog agora!
    Boa iniciativa, parabéns!
    Também sou um dos mais novos nesse mundo das duas rodas, e escolhi a Intruder 125 para esse inicio, e sem nenhum arrependimento, só elogios.
    Eu estava com o mesmo problema, a moto nunca pegava de primeira com motor frio, e toda vez que tinha que sair de casa tentava umas duas a três vezes a partida, dava umas aceleradas, e as vezes o afogador, e deixava, porque se saísse com ela, morria. Meu problema acabou quando sem nada pra fazer em casa, resolvi fazer o tal do "Macete do tubo", que tanto li. E a única coisa que não fiz, foi a regulagem da mistura, por não encontrar nenhuma ferramenta para isso, mas a minha marcha lenta já estava regulada em 1500 RPMs, então não mexi, mas o afastamento do tubo e descer a agulha, mais o corte do restritor de ar já foram o suficiente para o problema acabar! Já estou com o "Macete" há uns 3 dias, e nesses dias, a partida vai de primeira e não morre! =D Outra coisa que notei, foi que o barulho deu uma encorpada, claro que coisa miníma, mas senti isso, além de ter um ganho de aceleração, pouca coisa também, mas senti diferenças com o "Macete do Tubo".
    Até mais, com mais e mais dicas Helio! Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, hoje troquei a vela da minha moto por essa que vc trocou, uma pergunta... vc viu o cara trocando ??? pois antes de colocar ela comparei com a original e vi que a da CG 150 era um pouco maior... coloquei assim mesmo... ai fiquei pensando... será que não vai enconstar nada lá dentro do motor ?? Quando o mecanico que trocou a sua ele não colocou nenhuma aruela a mais ??? Grato.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Ricardo, muito obrigado pelo comentário.
    Também tenho vontade de fazer o macete mas ainda não criei coragem para tal, hehehe.

    Jonas, eu realmente não prestei atenção neste detalhe. Mas não acho que isso trará problemas.

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei a minha a uns 3 meses e ainda estou conhecendo. Mas recentemente começou a acontecer isso, talvez porque esfriou e tem chovido aqui no Rio. No manual eu li que quando for ligar com o motor frio, é pra usar o afogador empurrando a alavanca PRA BAIXO. Na verdade na minha (2007) é ao contrário, pra usar o afogador tem que empurrar PRA CIMA. A rotação fica então em torno de 4000 rpm.
    Não sei se foi erro no moto, no manual, se todas são assim...

    ResponderExcluir
  5. pra quem interessar a regulagem do carburador da intruder se faz da seguinte maneira pratica: feche todo o parafuso de ar que faz a mistura e em seguida gire o parafuso da marcha lenta até 3000 giros . Com a moto acelerada , vá abrindo o parafuso de regulagem de ar ate quando perceber que o motor cai a aceleraçao, chegando neste estagio é só acertar a marcha lenta em 1500 rotaçoes. Este ajuste proposto pelo manual de 4 voltas e meia no parafuso nao funciona , a moto nao estabiliza a marcha lenta e tambem fica dificil de pegar de manha,fora isso corre o risco de furar a cabeça do pistao devido ao exceso de ar dentro da camara de combustao.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. a minha depois de ver aqui, mandei trocar a vela, mais por estar bem rodada já..mais nem vi diferença..aproveitei também troquei filtro de óleo (o idiota nunca tinha trocado), oleo, transmissão, patim de freio, relé de seta (tava com pau fazia tempo já..) agora tá quase 0km

    ResponderExcluir
  8. bon dia a todos eu tenho um intruder 2003 era com carburador a vacuo o mecanico trocou e colocou da titan 150 agora as vezes apaga e nao tem forca para subir comeca a engasgar o que sera esse carburador da 150 sera que da certo na intruder 125 se alguem poder me dizer alguma coisa a respeito agradeco

    ResponderExcluir
  9. Comprei um xing-ling (shineray mvk 150) e a moto ta bonita e tal mais porem ela só pega na lenta bem baixa, e quando vou acelera ela se apaga se eu não deixar o motor aquecer. Bom, levei no mecânico e fiz todo carburador dela porem o problema ainda persiste e alem disso ela não pega acelerada e fica se afogando toda hora.
    Alguém ai sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe como resolver o problema crônico do farol da intruder 1251? Me falaram do farol de Brasília, já coloquei e ficou uma bosta!! Será que é só na minha que não deu certo? 😞

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Estou com uma Intruder 2009/2010 e estou com esse mesmo problema. Com motor frio(e as vezes quente) se chegar no farol com giro alto e cortar o acelerador a moto apaga. Não sei mais o que fazer, se tiverem alguma sugestão agradeço. Fora este problema, estou curtindo muito a moto e estou customizando-a.... abraço e parabéns pelo blog.
    Att
    Everton Bastiani

    ResponderExcluir
  12. Bom dia amigos intrudeiros,bm...tenho uma Intruder 2008 e a moto passou a não funcionar o afogador,quando acionava ela apagava,troquei a vela e ficou tudo ok,dpois de 3 meses,a moto não funciona mais sem o afogador e msm com ela quente eu desligou o afogador e ela apaga ,alguém aí ja esteve com esse problema?

    ResponderExcluir
  13. Não sei se tem alguma coisa a ver com a afinação do afogador e talz ,obg amgs

    ResponderExcluir