Minhas observações na troca de óleo


Eu troquei o óleo da Intruder ontem e com a ajuda do meu sobrinho tiramos algumas fotografias para atualizar o procedimento de troca de óleo. Eu já tinha publicado um tutorial e depois um outro, com algumas observações. Quero deixar claro alguns pontos muito importantes, principalmente sobre a força aplicada na hora de apertar os parafusos. A medida de força aplicada nos parafusos, é chamada de torque.

O valor do torque é sempre escrito em duas grandezas, distância e força.
TORQUE = DISTÂNCIA x FORÇA.

Isto significa que todo parafuso, porca e etc da sua moto tem um torque específico. Não é apertar até achar que está bom, é apertar com a força correta! Você pode encontrar o torque de todos os parafusos no manual de serviço, que o blog disponibiliza.

No manual encontrei o torque para o bujão de drenagem e porca da tampa do filtro.
O torque da tampa do gargalo de abastecimento, eu não achei. Se você encontrar, por favor me diga nos comentários, é sério.



O aparelho que mede esta força é o torquímetro. Você encontra facilmente em qualquer loja de ferramentas. No curso do Mecking que eu fiz em 2018, usei um igualzinho a este.


Torquímetro

Agora que você sabe o torque, pode fazer este procedimento com mais tranquilidade. Sem ele dá pra fazer a troca de óleo, mas o risco de espanar a rosca é grande (sem trocadilho, gente.). Eu assumi o risco de fazer a troca de óleo e esticar a corrente em casa, sem usar o torquímetro. Depois de algum tempo é quase natural saber a força correta.

A minha dica é apertar sem forçar muito, é basicamente isso. Mas se você preferir, pode usar o torquímetro normalmente. Esse cenário seria o ideal no mundo perfeito, mas infelizmente eu nunca vi uma oficina usar esta ferramenta, apenas na retífica de motores e olhe lá.

Troca de óleo sem dor de cabeça.

Dica de ouro, antes de drenar o óleo velho pelo bujão de drenagem, veja se você consegue abrir a tampa onde o óleo novo será colocado, sem quebrar ela. Eu caí na armadilha de retirar o óleo velho, e quando fui abrir essa tampinha, ela estava travada!  Ou seja, a moto estava sem óleo e eu não conseguia colocar óleo novo nela. Foi um pesadelo.

Se a tampinha ficar travada, fique calmo e tente forçar ela sem quebrar, dando leves pancadas. Veja abaixo. O segredo é dar aquelas batidinhas, de leve.


Se você conseguiu, parabéns. Agora drene o óleo velho pelo bujão, use uma garrafa pet pra armazenar, com cuidado pra não deixar o parafuso cair dentro. Use a chave 17 apenas para desapartar e com a mão, termine de desrosquear. Atenção, só gire a chave no parafuso do bujão depois que estiver bem fixada, pois você pode danificar o parafuso com ela mal encaixada.


Enquanto você espera o óleo velho cair, troque o filtro de óleo de motor. Use chave 10mm.


Atenção, destrave com meio giro todas. Nunca retire um de cada vez, desaperte todos ao mesmo tempo. Depois de destravado, você consegue girar com as mãos. É fácil, vai que dá. Para destravar use o principio da torneira, para direita fecha, para esquerda abre! Gira para esquerda para destravar.


Quando for desapartar com a mão, segure a tampa pois ela tem uma mola que empurra pra fora. Se você não fizer isso quando for desapertar, a mola vai forçar a tampa e você pode ter dificuldade.


Use uma estopa e limpe o local onde você vai colocar o filtro novo. Limpe também a tampa, cuidado pra não deixar ou esquecer nenhuma estopa suja dentro.


Na hora de apertar, segure a tampa com uma mão e com a outra, rosqueie todos ao mesmo tempo. Depois use a chave e vai dando meio giro em todas.


Agora que o óleo velho já está fora da moto e você trocou o filtro, limpe o parafuso, rosqueie com a mão e dê o aperto final conforme torque especificado no inicio do post. Coloque o óleo novo e feche a tampa com a mão, dê um leve aperto com o alicate ou chave inglesa, eu disse um LEVE APERTO. Se você apertar muito, na próxima troca vai se arrepender. O calor dilata o material.



Coloque o óleo velho na embalagem do óleo novo e descarte em local apropriado, (posto de gasolina, oficinas). A quantidade de óleo que devemos colocar com a troca do filtro segundo o manual é de 950ml.


Material utilizado:
- Jornal velho para forrar o chão.
- Garrafa pet para armazenar o óleo velho.
- Chave 17mm e chave 10mm
- Alicate ou chave inglesa.
- Óleo de motor e filtro.
- Estopa

Nota final

É assim que eu troco o óleo em casa. Espero que te ajude e te motive a fazer o mesmo. Os cuidados que eu tenho e quero que você também tenha, é no cuidado do torque de cada parafuso. Esse ponto é muito importante na minha opinião. Veja se você tem tudo em casa antes de fazer a troca. Faça com calma e boa sorte.

Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Muito obrigada, nesse quadro que estamos não dá para sair gastando por ai! Vou falar com maridão quais as chaves necessárias, muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Fala camarada. Parabéns pela publicação. Belas dicas. Mas aqui vai mais uma: segundo o manual de serviço a troca de óleo deve ser realizada com o motor quente, sendo assim a viscosidade do óleo será menor e com isso fluirá melhor para fora do motor. (O óleo estando quente sobra menos em cima da tela). Outra dica é de não apertar a tampa superior com alguma ferramenta. Um aperto simples com a mão e uma força a mais já é o suficiente pois quando o motor estiver em pleno funcionamento a dilatação fará com que segure bem a tampa. Outra vantagem disso é que não precisará de estrema força para abrir na próxima troca.

    ResponderExcluir