Manutenção na bateria


A manutenção na bateria é uma das coisas que eu menos fiz nesta moto, pra ser sincero, eu demorei muito tempo para dar alguma atenção nisso. Nas próximas fotografias, você notará o estrago que me custou esta negligência. A solução de bateria acabou vazando pelo respiro e danificando o chassi. Aparentemente apenas a pintura foi comprometida, mas certamente isto poderia ter sido evitado.

De acordo com o manual, a bateria deve ser inspecionada inicialmente aos 1.000 km e depois a cada 3.000 km. Na figura abaixo, você pode notar o procedimento correto para retirada dos cabos e nível de solução da bateria.

Fiz basicamente o que o manual diz, com muito cuidado para não me queimar com a solução de bateria. Muita atenção neste item, pois o líquido é corrosivo e pode causar queimaduras.
Acompanhe o tutorial que fiz seguindo o manual;

1 - Remover a tampa lateral.
2 - Remover a bateria.
3 - Completar a solução de bateria.
4 - Colocar a bateria.
5 - Colocar a tampa.







Depois que você completar a solução, coloque a bateria no lugar seguindo o manual. Use luvas e tenha cuidado redobrado para não se machucar com o ácido. Recomendo que faça esta manutenção com paciência.

As minhas dificuldades foram duas: encontrar o local onde vendia esta mangueira azul e substituir. A mangueira nova quase não entrava, tive que usar um isqueiro na ponta dela para amolecer e encaixar com mais facilidade. Comprei o cabo azul em uma auto peças da região, leve a mangueira antiga e mostre pro vendedor, diga: "quero outra IGUAL ou parecida."

Você encontra a solução de bateria em qualquer oficina ou moto peças.
Forte abraço e muito obrigado.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário