Encontrei esse texto escrito por Daniel Ribeiro. Muito explicativo.
O texto completo você pode ver no MotosBlog. (recomendado)
Muita gente acredita que o tanque de gasolina da moto é dividido em dois: Um normal e um de reserva. Isso, de um certo modo, não deixa de ser verdade, porém, não é tão simples assim. Algumas pessoas chegam a acreditar que devem abastecer a moto duas vezes! Uma com a torneira na posição “Reserva” e outra com a torneira na posição “On”, pois acreditam que ao abastecer, apenas o tanque “ativo” é abastecido.
Pelo desenho, fica mais fácil entender. Na verdade, o tanque É UM SÓ. A gasolina da reserva e a normal na verdade são a mesma gasolina. O que acontece é o seguinte: A torneira de combustivel possui 3 posições: On, Off e Res. Na posição On, a gasolina é sugada a partir da ponta deste canudo, que fica em uma parte alta do tanque… Ou seja, se o tanque está cheio, a ponta do canudo está submersa na gasolina, e então a gasolina vai para o carburador.
Quando o tanque esvazia até o ponto em que a ponta do canudo já não fica mais submersa, então o carburador passa a não receber mais gasolina. Porém, ainda há gasolina no tanque!
Neste momento, você percebe que a sua gasolina está para acabar (restam apenas os 2 ou 3 litros da reserva, dependendo do modelo da moto). Então, já que você está sabendo que a gasolina está acabando, basta virar a torneira para a posição RESERVA e a gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base do canudo, que ainda está submersa com gasolina.
Viu como é simples? Quando você encher o tanque de novo, tanto a reserva quanto o restante do tanque serão preenchidos com gasolina, e você poderá voltar a posição da torneira para ON. Se você esquecer a torneira na posição RES, a gasolina será sempre retirada da parte inferior do tanque, e quando ela estiver acabando, você não saberá, pois você já está consumindo a gasolina da reserva sem perceber.
Portanto, sempre que for abastecer, lembre-se de voltar a torneira para a posição ON.
Fonte: MotosBlog
Olá! Boa noite!
ResponderExcluirGostamos deste blog. Parabéns pela iniciativa.
Da equipe EscolarWeb
gostei...
ResponderExcluiresta bem explicado!
bjus
Nossa muito bom! Valeu a dicaa!!! E off quer dizer o que???
ResponderExcluirOff quer dizer desligado.
ExcluirAconselha se sempre q parar a moto colocar no off, pois assim
você prolongado a vida do seu carburador.
Muito obrigado pela atenção até mais
ExcluirJoia
ExcluirMuito interessante
Queria dizer que essa motocicleta é linda
ResponderExcluirÓtimas informações.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirPensei que eu sabia como era,agora sei mesmo. Valeu pela explicação.
ResponderExcluirA torneira da minha tá sem esses dois canudinhos e quando a gasolina acaba eu giro pra reserva mas não passa gasolina. Será que é porque tá sem os canudinhos ou sujeira no tanque?
ResponderExcluirLembrando. É só a passagem da reserva que tem esse problema
A torneira da minha tá sem esses dois canudinhos e quando a gasolina acaba eu giro pra reserva mas não passa gasolina. Será que é porque tá sem os canudinhos ou sujeira no tanque?
ResponderExcluirLembrando. É só a passagem da reserva que tem esse problema
A torneira da minha tá sem esses dois canudinhos e quando a gasolina acaba eu giro pra reserva mas não passa gasolina. Será que é porque tá sem os canudinhos ou sujeira no tanque?
ResponderExcluirLembrando. É só a passagem da reserva que tem esse problema