Como funciona o tanque reserva das motos?

Sempre tive a curiosidade de saber como funciona o tanque reserva das motos.
Encontrei esse texto escrito por Daniel Ribeiro. Muito explicativo.
O texto completo você pode ver no MotosBlog. (recomendado)


Muita gente acredita que o tanque de gasolina da moto é dividido em dois: Um normal e um de reserva. Isso, de um certo modo, não deixa de ser verdade, porém, não é tão simples assim. Algumas pessoas chegam a acreditar que devem abastecer a moto duas vezes! Uma com a torneira na posição “Reserva” e outra com a torneira na posição “On”, pois acreditam que ao abastecer, apenas o tanque “ativo” é abastecido.

Pelo desenho, fica mais fácil entender. Na verdade, o tanque É UM SÓ. A gasolina da reserva e a normal na verdade são a mesma gasolina. O que acontece é o seguinte: A torneira de combustivel possui 3 posições: On, Off e Res. Na posição On, a gasolina é sugada a partir da ponta deste canudo, que fica em uma parte alta do tanque… Ou seja, se o tanque está cheio, a ponta do canudo está submersa na gasolina, e então a gasolina vai para o carburador.

Quando o tanque esvazia até o ponto em que a ponta do canudo já não fica mais submersa, então o carburador passa a não receber mais gasolina. Porém, ainda há gasolina no tanque!


Posição chave combustível moto

Neste momento, você percebe que a sua gasolina está para acabar (restam apenas os 2 ou 3 litros da reserva, dependendo do modelo da moto). Então, já que você está sabendo que a gasolina está acabando, basta virar a torneira para a posição RESERVA e a gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base do canudo, que ainda está submersa com gasolina.

Viu como é simples? Quando você encher o tanque de novo, tanto a reserva quanto o restante do tanque serão preenchidos com gasolina, e você poderá voltar a posição da torneira para ON. Se você esquecer a torneira na posição RES, a gasolina será sempre retirada da parte inferior do tanque, e quando ela estiver acabando, você não saberá, pois você já está consumindo a gasolina da reserva sem perceber.
Portanto, sempre que for abastecer, lembre-se de voltar a torneira para a posição ON.

Fonte: MotosBlog

Comentário(s)
13 Comentário(s)

13 comentários:

  1. Olá! Boa noite!
    Gostamos deste blog. Parabéns pela iniciativa.
    Da equipe EscolarWeb

    ResponderExcluir
  2. gostei...
    esta bem explicado!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom! Valeu a dicaa!!! E off quer dizer o que???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Off quer dizer desligado.
      Aconselha se sempre q parar a moto colocar no off, pois assim
      você prolongado a vida do seu carburador.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção até mais

      Excluir
    3. Joia
      Muito interessante

      Excluir
  4. Pensei que eu sabia como era,agora sei mesmo. Valeu pela explicação.

    ResponderExcluir
  5. A torneira da minha tá sem esses dois canudinhos e quando a gasolina acaba eu giro pra reserva mas não passa gasolina. Será que é porque tá sem os canudinhos ou sujeira no tanque?
    Lembrando. É só a passagem da reserva que tem esse problema

    ResponderExcluir
  6. A torneira da minha tá sem esses dois canudinhos e quando a gasolina acaba eu giro pra reserva mas não passa gasolina. Será que é porque tá sem os canudinhos ou sujeira no tanque?
    Lembrando. É só a passagem da reserva que tem esse problema

    ResponderExcluir
  7. A torneira da minha tá sem esses dois canudinhos e quando a gasolina acaba eu giro pra reserva mas não passa gasolina. Será que é porque tá sem os canudinhos ou sujeira no tanque?
    Lembrando. É só a passagem da reserva que tem esse problema

    ResponderExcluir