Cálculo do consumo de combustível

Painel Intruder 125
Para descobrir quantos quilômetros por litro de combustível a sua motoca está fazendo, é simples.

Divida o total de quilômetros percorridos pela quantidade de litro abastecido, ou seja:





Fórmula para calcular

Com essa fórmula é possível verificar o consumo da sua moto. Se ela estiver rendendo mais ou menos do que o informado pelo fabricante, isto pode indicar mal funcionamento de algum componente da moto (carburador ou filtro entupido por exemplo).

Eu faço o calculo da seguinte forma;
1 - Encho o tanque.
2 - Anoto a quilometragem. (zero o hodômetro)
3 - Utilizo toda a gasolina até chegar na reserva.
4 - Encho o tanque novamente.

Hoje enchi o tanque com exatos 8,82 litros de gasolina e estava marcando 259,8 no hodômetro. Dividindo a distância percorrida pela quantidade abastecida, cheguei no total de 29,4 quilometros por litro. Rodando só na cidade.

Lembrando que depende também da maneira como se conduz, você pode fazer render um pouco mais ou menos, com arrancadas mais suaves ou viver "enrolando o cabo".

Nada mal para uma Intruder 2006. Mas me diz aí, quanto a sua Intruder faz por litro?

PS - Outro post com mais medidas aqui!

Comentário(s)
14 Comentário(s)

14 comentários:

  1. Hoje abasteci com 8,5 litros percorrendo 300,8 KM.
    Dando a média de 35 KM/l. O primeiro tanque foi com gasolina aditivada. Hoje foi com gasolina comum.
    Será que a aditivada dá tanta diferença assim? Veremos!

    ResponderExcluir
  2. amigos comprei minha trudi , so que ja voltei 3 vezes na loja pois não a meio deles regualarem o carburador , depois que squenta ela morre na hora de sair , voltarei de novo na loja ,ainda mais riscaram meu tanque ,vão colocar outro mais resolvendo ta otimo, eu tinha uma kansas 150 nunca me deu problema , mais arrisquei numa suzuki, sinceramente não gostei .....

    ResponderExcluir
  3. A minha esta com 500 km rodas e deu 8 litros redondos e rodei 230km ela esta dando 28 km/l e eu peso 110kg e minha esposa pesa 100 kg, na virada do ano eu fui para um sitio e fora o meu peso e da minha esposa eu levei o bau cheio e um monte de tralha, tambem subi varios morros vazado com o giro auto, mas na minha cidade esta dando isso tb. a minha moto é 2011 tirada dia 24/12/2011 qual deve ser media real que ela deve dar comigo? Depois de amaciar o motor ela vai ficar mais economica?

    ResponderExcluir
  4. Kléyston, no manual do proprietário, páginas 04 e 05 diz: o PBT (peso bruto total - motocicleta, acessórios, carga, piloto e garupa) nunca deve ser excedido. O PBT da Intruder 125 é de 290 kg. Não se esqueça que o peso da moto com o tanque cheio ( MVOM, pag. 54) chega a 113 kg, assim sobram 177 kg para piloto, garupa e carga. Esta ai o aumento do consumo. Estas motos de baixa cilindrada foram concebidas para baixo desempenho em velocidade, potência, peso transportado, mas com boa economia em consumo dentro de suas limitações, além de custo de manutenção baixo.

    ResponderExcluir
  5. Minha intruder 2007 está com 57.000km e desde zero, a única vez que regulei as valvulas com 56.000km e o consumo estava alto, oscilando entre 29 e 32 km/l. Agora com as valvulas reguladas faz entre 35 e 37 km/l. Estou muito satisfeito com a moto, ela é guerreira. Tenho 1,85m e peso 105 kilos, e as vezes ando engarupado. Casei com a moto e vou ficar com ela indefinidamente. Se for comprar outra moto, compraria a intruder novamente, mas, só quando ela vier com injeção. A melhor configuração desta moto no que tange a alimentação é o carburador VM 22.

    ResponderExcluir
  6. não vejo a hora de estar com a minha suzuki intruder

    ResponderExcluir
  7. media de 38 km/l na estrada, na cidade ainda não fiz media

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A minha é 2007 e faz com um litro de gasolina 35 km

    ResponderExcluir
  10. Moto que
    Só merece elegios , sou
    Apaixonado pela minha intruder 2008 .

    ResponderExcluir
  11. Então tenho uma 2005 muito nova,está com carburador eaportivo,nas estrada roda em alto giro beirando ao vermelho.ta fazendo 27 por litro. Alguém sabe como resolver. Na cidade tbm tem dado o mesmo resultado.

    ResponderExcluir