Troquei a relação da Intruder

Kit relação
Quando digo que troquei a relação, quero dizer que fui até a oficina e pedi para que fizessem a troca. Peguei a moto em janeiro e desde então não fiz nenhuma mudança significativa a não ser lavar, lubrificar a corrente e trocar o óleo. Na última visita a oficina, o mecânico me alertou sobre o desgaste da relação e sugeriu a troca. Disse que ia durar no máximo mais mil quilômetros, não quis arriscar e pedi para trocar.



Fui no balcão e perguntei para a atendente se tinha o KIT relação para a Intruder, ela me indicou a VAZ e DID. Como não sabia qual delas é a melhor eu optei pela mais cara. A diferença entre elas não passou de R$ 10 reais.

Segui a linha de raciocínio que o 'barato sai caro', mesmo não conhecendo o produto. Acredito que não devemos economizar quando o assunto é manutenção, afinal estamos investindo em peças de qualidade para a nossa motoca.

Meu suado dinheirinho


Ela me cobrou R$ 90,00 pelo KIT, (vem coroa, corrente e pinhão) valor que considerei alto. Mesmo achando caro aceitei o preço e ela pediu para que o mecânico fizesse a troca. Depois de algum tempo a moça me informa que a lona estava gasta e sugeriu a troca.

Perguntei o preço e ela me disse que custava R$ 15,00;
- Moça, aceita cartão visa?

E ela:
- Aceita!

Finalizei:
- Pode trocar, então.

Passados mais 20 minutos ela me chama outra vez:
- Moço, o mecânico falou que precisa trocar as pastilhas de freio.

Eu sabia disso e só estava esperando ele me dizer, pois toda vez em que eu acionava os freios, eles chiavam.
- Manda bala, pode trocar tudo. (Nem perguntei o preço)

J. Toledo

Mais 20 minutos e o serviço finalmente ficou pronto. Porém não estava completo, segundo o mecânico era necessário trocar uma peça do freio, mas não me lembro exatamente o nome. É alguma coisa como 'presilha de pinça' ou 'pinça da presilha'. Como ele não tinha a peça não fiz a troca.

Perguntei se tinha algum problema em rodar sem trocar a peça, ele informou que não. Fui no balcão e pedi para fechar a conta.

Saldo
Relação DID 90 reais, lona 15 e pastilha 35.
Total da brincadeira, R$ 140 reais.
Tempo: Vai depender muito da oficina, comigo demorou 1 hora e 30 minutos, pois tinham outras motos na fila de atendimento.

Achei salgado o valor, mas fazer o que? São coisas que precisavam ser trocadas, cedo ou tarde.

Infelizmente esse é um ponto negativo na Intruder. Pois imagina o que eu poderia fazer com 140 mangos para gastar em uma CG?

Comentário(s)
25 Comentário(s)

25 comentários:

  1. Amigo, não conseguiria fazer muita coisa diferente na CG não.
    Eu tenho uma FAN 125 2008 (Motor Varetado), digo que é a moto mais economica que existe (não em combustivel, mas em manutenção).
    Troquei a relação por uma mais reforçada que a original (corrente com oring, uma borrachinha que faz uma diferença monstruosa). Me custou algo em torno de R$ 80,00. É que eu não gosto muito de apelar para o famoso "mercado paralelo" que cerca as CGs.

    PS: Tenho uma "tara" pela intruder, mas meu mecânico me desanima, falando que minha cgzinha varetada é uma 250cc perto da Intruder. Além disso, tem o fato da pequena ser chinesinha.
    Qual a sua opinião a respeito disso? Já andou na CG varetada pra comparar? Infelizmente nunca andei numa intruder.

    ResponderExcluir
  2. É que eu vi o preço da relação para a CG que estavam cobrando na loja e fiquei com inveja, haha.

    Mas é complicado mesmo essa história do 'mercado paralelo'. Ainda mais complicado é a procedência das peças. Todos sabemos que infelizmente o roubo de motos na maioria é para abastecer o mercado negro de peças paralelas ou originais.

    Não tenho muito conhecimento sobre a CG, menos ainda sobre esse motor varetado.

    Mas lembro que quando estava tirando a minha habilitação na autoescola a moto era uma CG e andava muito!
    Tinha uma saída muito boa para uma 125, motor forte. Lembro perfeitamente disso. Infelizmente só andei de CG nesta ocasião.
    Mas não sei dizer se ela era varetada.

    A Intruder é a minha primeira moto. Gosto dela e até o momento não me deixou na mão! Acredito que você vai gostar da posição e do conforto do banco.

    Abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. "Pois imagina o que eu poderia fazer com 140 mangos para gastar em uma CG?"

    Não muita coisa, é q vc pagou caro na relaçao, numa loja essa relaçao dessa mesma marca é menos de 70 reais

    ResponderExcluir
  4. Helio: você não falou com quantos km voce efetuou a troca da transmissão.gostaria de saber!
    Tenho uma Intruder 2008 e fui aconselhado pelo mecânico da autorizada SUZUKI a trocar o kit transmissão pois apresentava desgaste.O mesmo ficou surpreso ao saber que o kit que se encontra na moto é de fabrica pois comprei a moto 0km e atualmente está com 27300km .Ainda não troquei e gostaria de uma dica :kit com retentor ou sem? Ando mais na cidade e faço eventualmente viagens curtas (50km)mas ando sempre com garupa. Até agora troquei lona de freio 2x pneu trazeiro 1x agora vou ter que trocar os 2 pneus de uma só vez e a transmissao. A última revisão que fiz foi a de 6000km mas efetuo as trocas de oleo em dia e só uso filtro original.Estou contente com a minha Intruder!

    ResponderExcluir
  5. Como comprei a Intruder usada, não sei quando foi a última troca da relação. Quando o mecânico me alertou do desgaste, decidi trocar.

    Se não me engano a troca depende muito de como você usa ela.
    Quando os "dentes" estão finos é um sinal de que precisa trocar.

    Obrigado pelo comentário.

    PS - Ao outro anônimo; me passa o endereço dessa loja, por aqui o pessoal mete a faca!!!

    ResponderExcluir
  6. Cara, 140 mangos acho que está de bom tamanho, tendo em vista que a Relação DID/VAZ é uma das melhores. A Pastilha eu indico a MOLDMIX que não contém amianto e não chia igual as originais.

    O que eu acho caro na Intruder é:
    Seta Original R$66,00 cada
    Paralama traseiro Original R$189,00

    Por opção coloquei o pneu da Intruder 250( Pirelli - Mandrake 120/90-16) na minha Ramona, a facada de R$365,00 ( porém rodei 20.000km com ele)

    A Intruder realmente é uma 125cc com manutenção de 250cc, mas ela dá pouca manutenção e não é visada por larápios.

    E se você for olhar, peças Honda originais também costumam ser caras. De 125cc, 150cc não são tão caras quantos as Suzuki e Yamaha, mas também são amargas ao bolso.

    Abraço e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  7. Hélio Bem legal esse seu Blog, tenho uma Intruder 2007 que peguei 0, hoje ela tá com 70 mil, quanto a relação a primeira durou 40 mil e estou indo para segundo troca com 30 mil, sendo que a primeira so rodou em estrada.
    Com certeza um moto muito boa muito econômica chega a fazer 40 km /L.
    Ai fica uma dica para evitar dor de cabeça, verifiquem o estator e o retificador de voltagem pq dá muito problema tem que mandar fazer outros reforçados, a minha queimou o estator e o retificador de Voltagem.
    do resto é só alegria a motoca!

    ResponderExcluir
  8. Valeu, muito obrigado pela visita e comentário.

    Sua dica foi anotada!!!

    ResponderExcluir
  9. ola amigos intrudeiros , aconselho investir em ferramentas , já que na internet as peças de intruder ou qualquer outra moto são baratissimas é a satisfação de você ter trocado não tem dinheiro que pague ,abs a todos e mãos a obra ass Douglas..... rdpraxedes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. comprei uma intruder 2011/2012 ando mais na estrada. gosto muito do estilo da trudinha, mas acho que ela é um pouco fraca na estada. no plano anda bem, mas judia na subida. ela está com 1000kl espero que melhore qndo amaciada. vou tentar colocar nela o motor da GSR150

    ResponderExcluir
  11. Olá Intrudeiros, blz? Tenho uma Trudi 2006, a Clotilde, amigona inseparável. Qualquer hora mando as fotos.
    Mas a dúvida é a seguinte, encontrei um colega intrudeiro na oficina de troca de óleo outro dia e ele me disse que trocou a coroa original por uma 38 dentes, e que a moto ficou show pra rodar na estrada, perdeu apenas um pouco na arrancada e na subida que era feita em 5ª marcha agora faz em 4ª na boa, além de conseguir passar dos 110 Km/h na reta em 2.
    A Clotilde treme feio na estrada, e nos 90 Km/h tá caindo tudo.
    A pergunta é: Alguém já fez esta troca, será que vai de boa?
    Abração Maércio!

    ResponderExcluir
  12. Maercio, quanto fica sua rotação a 90 km/h?

    Eu tenho uma 2011, uso a relação VAZ ou DID(Até queria saber DID por 90 ? onde?) o meu pinhão tem um dente a menos, e eu alcanço pouco mais de 110, mas meu giro vai pra lá de 9mil (MAIS DE 9MIL !!!)

    Estou querendo colocar com um dente a mais e ganhar mais final, a questão é, as vezes você está com pouco torque e pouca final mas nao passa de 7mil de rotação, ai é relação pra motores mais fortes, tenta variar o tamanho do pinhão, nao mexe na coroa que é dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  13. Garotada,

    então o cara me cobro 178 reais para trocar a relação.

    e aí eu sento e choro?

    ResponderExcluir
  14. Alguém já trocou o pinhão para aumentar a velocidade final? que pinhão usou? como ficou a moto? vel. final... saída...
    Tenho uma 2011.

    Opinem por favor

    ResponderExcluir
  15. AÍ GALERA QUERO COMPRAR UMA INTRUDER, SÓ QUE TENHO MINHAS DÚVIDAS : ONDE MORO TEM UMA SUBIDINHA DE UNS 100 MTS ,SERÁ QUE ELA VAI TRANQUILO OU FORÇA DEMAIS? QUEM PODER ME RESPONDER EU AGRADEÇO, UM ABRALO A TODOS.

    ResponderExcluir
  16. Coloquei o pinhão 15, coroa 37 da crypton 105, fiz o macete do tubo e da agulha agora bate 120 fácil apesar de perder na saída, porem vibra muito passando dos 100.

    ResponderExcluir
  17. Bom eu tenho uma intruder 125 /2010 e ando com relação original até hj e ela tá com 62 mil rodado e não deu nenhum B.O até agora não... Apesar que essa semana procurei ora trocar e aqui em MT tá 80 reais mais nao lembro a marca... Porém a minha intrudinha chega aos 115km sem trocar o pinhão e nem a coroa.. (pinhão 15 e coroa 43 dentes) porém ela anda a 10.000 g/S... E normal isso..?? Apesar que comprei ela agora kkkk e o dono era um senhor que era fotógrafo mais ela está em perfeitas condições.... Mais estou pensando em aumentar um dente só pra ver como fica... O que vcs acham.?

    ResponderExcluir
  18. OLÁ PESSOAL BOA NOITE!
    BOM, MINHA PRIMEIRA FOI UMA INTRUDER 125cc E INFELIZMENTE TIVE QUE VENDE-LA, HOJE ATUALMENTE TENHO UMA FAN 150cc 2015 E ACABEI DE COMPRAR UMA INTRUDER 125 PARA MINHA ESPOSA POIS NÃO É UMA MOTO MUITO VISADA PELA BANDIDAGEM. EU VI O PESSOAL FALANDO SOBRE O KIT TRAÇÃO DA INTRUDER E QUE A MOTO NÃO PASSA DOS 100KM E RESOLVI DEIXAR MINHA DICA.
    SÓ COMPRAR UMA COROA DE RD 37 DENTES E UM PIÃO DE 14 DENTES E A CORRENTE DA SUA ESCOLHA. LEMBRO QUE A MINHA PASSAVA DOS 100KM TRANQUILO SEM MUITAS VIBRAÇÕES.
    VOU FAZER UNS VÍDEOS COM A MOTO DA MINHA ESPOSA QUEM QUISER ACOMPANHAR SÓ ENTRAR NO MEU CANAL NO YOUTUBE "EDSONPAZ88" BLZ.
    ESPERO TER AJUDADO A TODOS, GRANDE ABRAÇO E FELIZ NATAL.

    ResponderExcluir
  19. tinha uma motocicleta dessas infelizmente tive que vender

    ResponderExcluir
  20. Qual é o kit original que vem na intruder?? alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Qual é o kit original que vem na intruder?? alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir